Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2023 por Renova Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com

Atendimento personalizado

Veja qual serviço oferecido corresponde

à necessidade do seu texto 

Análise de conteúdo, estrutura, linguagem, desenvolvimento,

coesão, coerência, adequação ao gênero e verossimilhança

 

SOBREFRANCINE

Psicóloga, especialista em Análise do Comportamento e Assessoria Linguística. Possui cursos profissionalizantes na área de Produção Editorial e Edição de Textos – com ênfase em preparação textual de originais nacionais e traduzidos. Atua na área editorial há treze anos, com ampla experiência na orientação de autores e no aperfeiçoamento de diferentes gêneros textuais. Especializanda em Pedagogia: Gestão e Docência e autora com mais de dez publicações didáticas pela Editora Vozes, na área da catequese. Suas atividades como freelancer incluem revisão e preparação textual, leitura crítica profissional, consultoria e parecer para autores independentes e editoras. É, ainda, escritora com publicações literárias impressas e digitais. Administra o blog literário My Queen Side, e escreve poemas de forma despretensiosa em Quase Amor.

Serviços

Revisão

Além dos ajustes ortográficos e gramaticais, o processo de revisão envolve a análise de conteúdo. São incluídas sugestões de ajustes para aperfeiçoar aspectos da escrita e desenvolvimento do texto. Acompanha parecer crítico.

Leitura crítica

Leitura profissional de um original com foco, principalmente, nos aspectos editoriais. Faz-se um levantamento das fragilidades e potencialidades da obra, incluindo sugestões e orientações para aprimorá-la em conformidade com seu público-alvo e objetivo.

Preparação de texto

Envolve os elementos da revisão somados à reescrita de frases e parágrafos para destacar potenciais e superar fragilidades da narrativa, do enredo e da estrutura. Implica a entrega do texto o mais finalizado possível para a publicação.

Consultoria

Atendimento ao autor antes, durante e/ou depois do processo de escrita, oferecendo suporte na estrutura e organização textual em prol do público-alvo e potencial de publicação. Envolve elaboração de projeto de produção textual.

 
 

Depoimentos

Descobri a Francine através de um grupo de escritores. No primeiro contato, já me passou profissionalismo e comprometimento... E quando enviei a primeira obra, fui ainda mais surpreendida! Além de revisora, avaliou de forma crítica e também como leitora, surpreendeu as minhas expectativas. Ela sabe como poucos captar a sensibilidade, mantendo a essência da escrita do autor. Já tenho outras obras em andamento, que certamente terão o olhar apurado da Francine. Super-recomendo!

Nhana Bolsoni

autora de Primeiros Versos

Cheguei até Francine Porfirio por meio de indicação, ainda no engatinhar da autoprodução do meu primeiro livro. Conheci seu site, seus trabalhos e, nas primeiras conversas, senti tudo o que eu precisava para melhorar meu texto. Mesmo ela transmitido o melhor do seu caráter e profissionalismo, foi só após contratá-la que fui surpreendido. Sua dedicação superou todas as minhas expectativas. Para quem aguarda apenas uma revisora textual, fique preparado para vê-la aprofundando seus serviços, praticamente incorporando o autor, o leitor, o editor e todos os demais profissionais envolvidos, permitindo uma lapidação completa da sua obra.

Luis Claudio Araujo

autor de Obsessivos – A Revelação Final

Eu tenho por ela uma grande admiração e 100% de confiança. Vou tentar resumir o que o trabalho da Francine Porfirio representa: criteriosa, profunda, dedicada, consistente, ela consegue dar, ao autor, uma visão 360° do impacto do texto, se o objetivo foi atingido e isso permite aperfeiçoar a mensagem. Além disso, ela é capaz, usando de sua grande sensibilidade, de encorajar o autor e entusiasmá-lo a continuar aperfeiçoando até a finalização. Sou muito feliz por tê-la como parceira e super recomendo a Francine Porfirio.

Denise Bee

coach com vários artigos publicados

Conhecemos Francine Porfirio há dois anos. Desde então, tivemos a oportunidade de enviar três obras para ela revisar, e o resultado sempre foi maravilhoso! Preocupada em atender todas as expectativas, Francine se coloca à disposição ao longo do processo de revisão, prezando por fazer o máximo que o autor precisa. Em nosso caso, essa atenção e as observações certeiras enriqueceram muito o nosso trabalho. Francine tem o dom de deixar o escritor mais seguro de si mesmo. Além da revisão textual impecável, sua análise crítica é completa, rica em detalhes e transparece o cuidado e o carinho com que ela trata as obras. Suas sugestões e ajustes são claros e objetivos. Seu olhar permite ao autor enxergar melhor a própria história. Confiamos demais no seu trabalho e sua opinião significa muito para nós! Esperamos sempre tê-la por perto nessa jornada sem fim pela Literatura.

Carlos Henrique Abbud e Flávia Gonçalves

autores de A vida é uma tarde de chuva

Fran é uma das pessoas mais pacientes e entregues ao trabalho que já conheci. Lê e se envolve com a trama, com os personagens, molda sua obra de acordo com a visão do autor. Me norteou milhões de vezes em que busquei ajuda. Indico de olhos fechados e sou muito grata à pessoa maravilhosa que é.

Erika Gomes

autora de Tenebris, o fim é apenas o começo

Gostei muito de ter meus textos lidos, criticados e revisados por você. A facilidade do processo de comunicação com você sobre as sugestões de alteração e a rapidez de seu trabalho me deram conforto e segurança muito grandes.

Tonio Luna

autor de Cenas de Passadiço

1 / 2

Please reload

É claro que o sucesso de um livro não termina no momento que escrevemos "fim". Daí o processo de compreensão do texto, personagens e história e toda a sua relevância passará ainda nas mágicas mãos do revisor. Ele dará com precisão o toque final, apontando fragilidades que muitas vezes nós autores não percebemos. Tive muita felicidade de trabalhar com essa exímia profissional da área, Francine Porfirio, que soube com maestria somente enriquecer o meu livro, acolhendo muitas vezes a história como sua própria. Muitos livros virão a partir de agora, mas pretendo manter essa parceria que está somente começando. 

Gilberto Santos

autor de Como eu gostaria que você tivesse me conhecido

Ninguém gosta de comprar um livro e encontrar erros de ortografia, pior ainda se deparar com um enredo torto ou uma leitura truncada. É fato que nada desgosta mais o leitor que descobrir, nas entrelinhas, que o escritor não foi dedicado e zeloso com aquilo que lhe era mais caro. E isso, infelizmente, acontece com enorme frequência. Quando nos debruçamos sobre uma ideia e nos lançamos à produção de um novo trabalho de ficção, toda a emoção da descoberta – ou redescoberta – é canalizada para a ponta dos dedos. Desde o primeiro momento em que atacamos o teclado, começamos a sarapintar nossos textos com sentimentos confusos, muitos deles, reais. Essas emoções, arrancadas à unha do peito e da imaginação, são transcritas para o papel e podem carregar os textos com palavras que vão impactar profundamente nossos leitores. 

Isso, à primeira vista, pode parecer bom, mas em matéria de literatura, impacto é uma palavra com dois gumes. Sim, existe um fator negativo no primeiro round entre os dedos e o papel. Assim que o sino toca, nos entregamos à luta e permitimos que o emocional, livre de freios, descarregue palavras e frases no papel sem considerarmos a estrutura de cada parágrafo, a complexidade e verossimilhança dos personagens e a plausibilidade da narrativa. 
Dada a carga emocional, muitas vezes é dificultoso para o escritor aplicar processos técnicos que tornem o texto mais claro, compreensível, cativante e, em se tratando de organização textual e lógica, tal avaliação lhe é impossível. Para ilustrar o que estou mencionando, pense em um boxeador que, após combater 10 exaustivos rounds e ganhar na somatória dos pontos, é convidado por um dos juízes a correr uma maratona de 42 quilômetros mais 125 metros. O lutador daria um soco na cara do juiz, não é mesmo? O problema é que o juiz, nesse caso, é o leitor. O leitor sempre vai exigir mais e, se você não corresponder a essa expectativa, ele vai deixar de assistir às suas lutas. 
Francine Porfirio é um achado no meio literário. Ela tem sido minha maratonista há três livros e muitos textos. Leitora crítica, revisora textual, especialista em Psicologia Clínica e Assessoria Linguística, isso torna sua análise textual infalível, tanto em sua organização como em sua lógica. Além de toda a sua experiência, Francine é uma leitora ávida que sabe apreciar um bom livro. 
Amigo escritor, vou declarar o que sei por experiência própria: se você pretende contratar leitura crítica apenas para ter mais uma opinião para massagear seu ego, fuja de Francine Porfirio. Ela vai provar que VOCÊ, imortal, deus em seu mundo, é apenas carne mortal e, portanto, passível das falhas mais banais, ridículas e desastradas.  
No entanto, se seu objetivo é crescer e se profissionalizar como escritor, contratando uma PROFISSIONAL que vai destacar seus pontos fortes e, principalmente, mostrar onde falhou no desenvolvimento de seus textos, elevando a qualidade de sua escrita, sua maratonista não pode ser outra. Obrigado, Francine Porfirio, por me ajudar a crescer! P.S.: Esse depoimento fica melhor se revisado e analisado por Francine. #depoimento

M. R. Terci

autor da série O Bairro da Cripta

Descrever o trabalho da SuperFrancine é gastar minha cartela de elogios. Atenciosa, meticulosa e com uma senhora paciência, realiza revisões e análises caprichadas. Consegue caçar inconsistências textuais com uma visão além do alcance (#espadajusticeira). Alguns dos meus contos de terror foram devassados por essa talentosa profissional e, muito em breve, o meu primeiro romance também será.

Flávio Karras

autor de A Parasita de Almas

Tenho dois livros revisados pela Francine e digo com toda satisfação que o seu trabalho é formidável. Ela faz duas revisões, discute/interage com o autor e entrega a obra lapidada, pronta para publicação. É uma profissional de confiança que recomendo com toda segurança.

José Paes

autor de Um inverno em Curitiba

1 / 3

Please reload

Contato

Redes sociais:
  • Black Facebook Icon
  • Blogger - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon
Fale comigo:

Preencha o formulário abaixo e sua mensagem será enviada ao meu e-mail.

Telefone | WhatsApp:

(41) 99166-2300

E-mail:
 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now